sábado, 17 de março de 2007

MINHA PRIMEIRA TRAVESSURA!




Hoje Kevin fez sua primeira grande travessura!! No meu braço conseguiu puxar a cestinha que estava no armário da cozinha e derrubou nada mais, nada menos do que um vidro de oléo de dendê e uma vidro de pimenta malaguenta. Eu fiquei em estado de choque quando vi a bagunça, sem acreditar no que via e como tinha acontecido em frações de segundos!! Ele?!! Sequer percebeu o que tinha feito! Começa aqui a saga do quebra-quebra... Rsrsrsrsrsrsrsrs

quarta-feira, 14 de março de 2007

PAPAI


Pai perfeito – O papai deve ser compreensivo, não ser reclamão e ajudar nos afazeres domésticos, cuidados com o bebê e, principalmente, com os outros filhos. A mamãe também precisa de descanso e de alguém como o papai que possa ajudar a cuidar do bebê no que se refere à troca de fraldas, banho, vestir e dar colo.
Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentação requer a ingestão de bastante líquido.
Brigas e discussões causam estresse na mamãe podendo prejudicar na descida do leite e comprometer o aleitamento materno tão importante para o bebê. A paciência deve ser uma das qualidades que o homem deve exercitar muito nesse período, ainda mais porque nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.
Compreensão, amor, às vezes, “contar até dez” (ou até um pouco mais) devem fazer parte do cotidiano do papai para evitar conflitos.
Como ajudar? - Para incentivar o aleitamento materno, o papai deve ter atitude e não levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que o bebê mais precisa para crescer inteligente e saudável.
E um dos itens mais importantes é quando o papai vai junto com sua mulher e seu filho nas consultas com os profissionais que o bebê faz acompanhamento. Assim aprenderá como auxiliar a sua esposa, tornando o período da amamentação gostoso, motivante e feliz para os três. Mãe, não tenha receio em “dividir” a amamentação, convoque o pai para essa tarefa!
Dicas:
Mamãe, deixe o papai participar de tudo que se relaciona ao bebê. Chame-o para que aprenda e te ajude.
O papai é capaz de cuidar do bebê e, assim, torna-se mais fácil criar vínculo com o filho.
Atenção, compreensão e amor do marido são essenciais para que a mamãe sinta-se segura e feliz.

MEU ANJO CRESCE RÁPIDO












segunda-feira, 12 de março de 2007


Alguém pode me dizer o que significa "Dadadadadadadada" ?!

domingo, 11 de março de 2007


Mais uma semana se iniciando. Hoje meu pequeno completa seis meses e estou muito feliz com ele! No decorrer dos dias vou contando as novidades. Todo dia tem uma, mas caso não poste todos, relevem! Meu tempo tem estado bem resumido. Boa semana a todos.
Ah!!! Hoje (Domingo) fomos almoçar na casa da tia Tainoca. Revi um casal de amigos que foram embora para o Piauí há 11 anos atrás, e voltaram por aqui somente agora. Foi ótimo o reencontro! Kevin se comportou muito bem, só não dormiu, o que cansou bastante a mãezinha dele.

sábado, 10 de março de 2007

NÓS, MÃES E MULHERES


A Volta à Normalidade:

O nascimento de um filho é um evento extraordinário do ponto de vista psicológico e um grande "terremoto" físico. No seu corpo durante nove meses, se verificaram profundas transformações, alguns orgãos alteraram suas funções e dimensões e agora será necessário um certo tempo para reencontrar o equilíbrio e voltar à normalidade. Neste período outros hormônios e outros orgãos devem iniciar a produzir o alimento nutritivo para o seu bebê. Mas não se preocupe... principalmente se seu parto foi normal, se não houve complicações e se você está com boa saúde, em pouco tempo tudo voltará ao normal. Esta fase de "assentamento", que permite ao organismo de se recuperar, se chama puerpério e dura 6 a 8 semanas.

Como muda o corpo:

O utero é o orgão que mais "sofreu" na aventura de sua gravidez. Durante nove meses, foi-se dilatando lentamente até chegar ao peso de aproximadamente 1 quilo. Foi cresendo até chegar a dimensões 30-40 vezes maiores do que o normal, indispensáveis para acolher um bebê de cerca 3 quilos. Logo após o parto, o utero começa a diminuir, cerca 1 cm ao dia, e para tornar às dimensões originais serão necessárias 3 a 4 semanas. As contrações que se sentem neste período são o resultado do mecanismo de diminuição das fibras muscolares.Outro sinal da volta à normalidade são as perdas sanguíneas que durão cerca de 10 a 20 dias. Servem para que o utero elimine os tecidos que ficaram em contato com a placenta e para assim reconstruir o revestimento interno que dará origem ao novo ciclo menstrual. Se você está amamentando as primeiras menstruações aparecerão com uma cadência muito variável, se você não amamenta ao peito sua menstruação reaparecerá após dois meses. A vagina é bastante elástica para voltar às dimensões normais em breve tempo.

O controle com o ginecologista:

Antes da alta da maternidade, o ginecologista fará uma visita de controle. Se o parto foi normal e sem complicações será aconselhável um retorno em 40 a 50 dias depois do parto. Esta será a hora de se falar em contracepção, pois mesmo se você estiver amamentando, em muitos casos a ovulação recomeça antes do final da amamentação e portanto existe a chance de se engravidar novamente. No caso de parto cesáreo o retorno com o ginecologista será aproximadamente 10 a 15 dias depois da cirurgia. E depois, com a periodicidade de antes da gravidez.

PORQUE ELE SE CHAMA KEVIN...


12 de Setembro de 2006, 10h55 da manhã... Nascia meu amor...

Tão rosadinho, a boquinha parecia pintada de batom de tão vermelhinha, os dedinhos gordinhos... Passamos os nove meses sem saber qual seria seu nome, na última semana optamos por KEVIN, e ao olharmos o significado confirmamos nossa escolha: NASCIMENTO GENTIL, BELO. Não poderia ter sido melhor: seu nascimento foi uma benção e como nasceu lindo!!! Todo mundo pensa que a nossa decisão foi por causa de Kevin Costner, ator norte americano, mas informo que foi completamente sem perceber, nada proposital! O nome do nosso filhote é : KEVIN COSTA!

Depois de amanhã ele completa seis meses. Está sentando e hoje ficou muito atraente falando "Dadadadadadada". Sei que pareço uma bobona-babona, mas toda mãe entende esse amor incondicional.

quinta-feira, 8 de março de 2007

PRIMEIROS CUIDADOS


A saúde do seu bebê (teste do pezinho)

O que é o teste do pezinho?

O teste do pezinho é uma maneira de conhecer o organismo do bebê e verificar se existem algumas doenças que podem comprometer o seu desenvolvimento normal. O bebê pode estar com aparência e comportamento normais nesta fase da vida, porém estar acometido de alguma doença que irá se manifestar mais tarde, ocasionando sérios danos a sua saúde.


Como ele é feito?

É um procedimento simples e que não traz riscos para a criança. São coletadas gotas de sangue do calcanhar (daí o nome do teste) e colocadas sobre um papel filtro. Pode, também, ser coletada sangue da veia. O período ideal para coletar o sangue é a partir do 3º dia de vida. No caso de prematuros as amostras devem se obtidas após 5 dias de vida. O importante é que já tenham decorrido, pelo menos, 24 horas depois da primeira mamada. Embora esse exame possa ser feito em qualquer idade, não é recomendável depois do 3º mês, porque alguns testes não são aplicáveis após essa idade.


Quais doenças são pesquisadas?

É possível a pesquisa de um grande numero de doenças. A pesquisa de algumas doenças é, inclusive, obrigatória por força de lei, como é o caso da fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito e hemoglobinopatias. Teste do pezinho simples: os exames são efetuados neste grupo são: PKU, cromatografia de aminoácidos, estudo das hemoglobinas, TSH, T4, 17-OH-progesterona e ITR. As doenças rastreadas por esses testes são: Fenilcetonúria: distúrbio genético que acomete 1/1000 recém–nascidos, no qual um dos aminoácidos do leite pode prejudicara saúde do bebê, causando retardo mental grave. Hipotiroidismo Congênito: doença metabólica que acomete 1/4000 crianças, onde a falta dos hormônios produzidos pela glândula tireóide causa deficiência mental e retardo no crescimento. Anemia falciforme: as hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura ou na produção das hemoglobinas. Crianças com hemoglobina anormal S apresentarão anemia e suscetibilidade a infecções. Hiperplasia Congênita das supra-renais: é um erro inato do metabolismo dos hormônios esteróides com incidência de 1/5000 nascimentos. Pode levar a desidratação aguda e ambigüidade nos órgãos genitais: masculinização do feto feminino e incompleta masculinização do feto masculino. Fibrose Cística: doença genética que acomete 1/3000 recém-nascidos. O comprometimento é extenso, principalmente problemas respiratórios e gastrintestinais.


O resultado deste teste é definitivo?

Não. Estes testes são de rastreio. Os resultados suspeitos ou anormais devem ser complementados por outros mais acurados, sendo freqüente haver a necessidade da coleta de mais material para complementar ou para confirmar alguns dos exames do teste do pezinho. Converse com seu pediatra. Ele poderá fornecer maiores informações.

Fonte: Instituto de Análises Clínicas de Santos ( IACS)

MEU ANJINHO...



Ele chegou de surpresa, de supetão! No princípio tive muito medo do que viria pela frente, afinal, fazia 12 anos que tinha tido minha última filha (hoje no total de três lindos filhos). Mas Deus sabe o que faz. Foi uma gravidez complicada. De primeira tive descolamento de membrana e fiquei quase dois meses de licença médica, sem contar o lado psicologico que estava meio abalado. Os meses foram se passando, o susto também. Daí apareceu a bendita anemia, aquela fraqueza terrível! Cólicas e contrações... O médico que fez minhas duas últimas ultrasom disse que o bebê seria pequeno. Orei muito, pedi a Deus que meu filho (desde o início tinha certeza de que seria menino) viesse saudável e feliz (e Ele me ouviu: Kevin vive sorrindo e chama a atenção por isso). E ao final dos nove meses, no tempo certo Kevin chegou de forma sobrenatural, rápido e sem dores (parto normal) e grande (3.760Kg). Hoje é a alegria da casa, e tenho certeza que foi enviado para nos ensinar muita coisa!

CHEGAMOS!


Em Setembro do ano passado Deus me presenteou com um ser iluminado, o qual passei a chamá-lo de KEVIN. Esse Blog é uma declaração expressa de todo o amor que sinto por ele. Através dele vocês saberão tudo sobre meu filhote e terão dicas e novidades relativas a esses pequenos seres que fazem nossa vida valer a pena pelo simples fato de suas existências.