domingo, 10 de junho de 2007

Acidentes na Infância - como prevení-los





A criança no primeiro ano de vida está sujeita a acidentes que se tornam mais freqüentes ainda, quando ela desenvolve a habilidade de movimentos. Sua curiosidade a leva a se virar, engatinhar e pegar objetos. Ela precisa de proteção em tempo integral, por isso aqui vão algumas dicas para se evitar os acidentes mais comum nesta idade.


Banho - Verifique sempre a temperatura da água com um termômetro ou com o cotovelo (menos de 25 graus).Nunca saia do alcance da criança, o afogamento não é o único perigo. O simples mergulho com aspiração de água até os pulmões pode provocar problemas.
Asfixia - Cobertores pesados e travesseiros fofos representam real perigo. O berço e o cercadinho devem ficar situados longe de fios soltos, cordas de venezianas, cortinas e nem deixar ao alcance da criança, sacos plásticos ou impermeáveis onde a criança possa por a cabeça.
Quedas de altura - Somente o berço ou o cercadinho podem ser considerados locais seguros. Não deixe a criança sem assistência sobre móveis, trocador de fraldas, cama, sofá, mesa, etc. Deixe as roupas preparadas previamente no momento da troca de fraldas.
Brinquedos - Devem ser grandes o suficiente para não serem engolidos, fortes para não serem quebrados e nem terem peças facilmente destacáveis.Pontas, arestas ou tintas solúveis na boca, devem ser evitados.
Objetos - Não deixe ao alcance da criança objetos cortantes ou ponteagudos, como alfinetes e agulhas, e objetos pequenos como botões e moedas, fáceis de serem engolidos.
Berço - O berço e o cercadinho devem ter grades altas com intervalos pequenos para evitar que o bebê introduza a cabeça entre eles.
Queimaduras - Não beber líquidos quentes com a criança no colo. Aquecedores, garrafas térmicas, ferro de passar roupa também devem ser mantidos fora do alcance da criança. Em tomadas elétricas colocque um esparadrapo ou protetor próprio, e aternção com os fios elétricos soltos. A área próxima ao fogão deve ser proibida à criança.
Viagens de automóvel - Ao sair não segurar a criança no colo no banco dianteiro, use uma cadeirinha infantil ou quando transportá-la no colo sente sempre no banco traseiro. Ofereça líquidos à criança em viagens prolongadas.
Medicamentos e produtos tóxicos - Remédios, produtos químicos, produtos de limpeza, venenos para insetos e ratos devem ser mantidos fora da visão e alcance das crianças, pois elas não têm nenhuma noção do perigo destas substâncias e por curiosidade acabam levando tudo a boca.Mantenha estes produtos em local alto ou fechado onde a criança não pode ter acesso, e em caso de ingestão acidental faça contato o mais depressa possível com o seu médico.
Escadas e portas - Escadas devem permanecer cercadas, as portas devem ser travadas com um peso ou presilha para impedir a eventualidade de esmagamentos, quando mexidas por crianças. (Fonte: Link do Bebê
)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Brotoejas: roupas leves, banhos e local fresco

Para evitar a brotoeja e suas conseqüências, deve-se manter o bebê em local fresco e ventilado, com roupas leves, e evitar plástico ou impermeáveis sobre a cama. Uma boa dica para as mães que estão passando por este problema é, durante os dias mais quentes, dar alguns banhos frescos em seus bebês (somente com água, sem sabonete), e deixá-los bem à vontade, sem excesso de roupas. A pele da criança é sensível ao calor e à falta de ventilação, como também ao contato com certos tecidos compostos de nylon, seda, lã ou tactel. Estes provocam o aparecimento de um eritema, que é muito incômodo devido ao prurido (coceira). O bebê fica irritado, manhoso e não consegue dormir direito. No entanto, o maior perigo da brotoeja é a possibilidade de se infectar.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Obrigado, Jesus!!

Jesus, eu gosto do Senhor,
muito obrigado pela vida que o Senhor me deu!
Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas,
que o Senhor colocou bem perto de mim.
Jesus, eu estou crescendo não só por fora,
para ter um corpo bonito e forte mas,
ajude-me a crescer também por dentro,
para ter um coração cheio de bondade.
Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.
Jesus, eu gosto do Senhor,
de todo coração e vou gostar de todo mundo,
como o Senhor gosta de mim. Amém.

Fotos Novas